O Instituto Dagaz realizou a III Bienal do livro de Volta Redonda de 3 a 6 de Agosto, com apoio da iniciativa privada e da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria de Cultura.
O Instituto Dagaz realizou a III Bienal do livro de Volta Redonda de 3 a 6 de Agosto, com apoio da iniciativa privada e da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria de Cultura. Com um conceito inovador para realização de bienais, o Bienal de Volta Redonda leva o mundo do livro para áreas descentralizadas, com atividades de responsabilidade social. O livro vira agente de transformação.
Com o tema sustentabilidade, foram realizadas oficinas de reciclagens, mesas de debate sobre ambiente e ações sustentáveis, além, é claro, do debate literário. O Vice-presidente da AVL, Jornalista e Acadêmico Vicente Melo participou de uma das mesas. A também Jornalista e Acadêmica Giovana Damaceno participou de mesa onde se discutiu a pouca presença da mulher no mundo editorial, mesa em que participaram Heloisa Buarque de Holanda, Fernanda Felisberto, Dayse Penna e Renata Ferreira.
Mesa de Debates sobre a participação feminina no mundo editorial
Com vários
stands os presentes conferiam o trabalhos de instituições culturais, como a Biblioteca Raul Leoni, Coordenada pela Escritora e Acadêmica Regina Vilarinhos.
Com a participação de livrarias da cidade, como a tradicional Livraria Veredas, a nova Livraria Livre, A Girassol , grandes obras literárias puderam ser adquiridas pelos presentes com preços promocionais, entre R$5,00 e R$10,00, ampliando o acesso do livro à população.
A Editora Criativa Leitura dirigida pelo Editor Marcelo Nogueira esteve presente mostrando o trabalho social através da Escola de Escrita José Luiz de Oliveira, em homenagem ao escritor volta-redondense e cofundador da AVL. O Médico e escritor Márcio Marinho Nogueira realizou oficina de escrita entre crianças e futuros escritores.
Crianças, futuro da cidade, também tiveram oficinas de artes circenses e tiveram contato com o mundo literário em contação de histórias.
Grupos culturais de ragião apresentaram seus trabalhos enriquecendo este evento que, por sorte da cidade, parece consolidado.
A AVL parabeniza o Instituto Dagaz pela empenho em criar e consolidar evento tão importante para a região como um todo.