A AVL, em parceria com a UFF e o UGB/FERP realizou o I Encontro Sul Fluminense de Escritores no dia 23 de Julho de 2016.
A AVL, em parceria com a UFF e o UGB/FERP realizou o I Encontro Sul Fluminense de Escritores no dia 23 de Julho de 2016.
O evento foi realizado no âmbito do projeto Cultura e Arte no Sul Fluminense, coordenado pela Profª. Dra. Gisele Wolkkoff, do Instituto de Ciências Humanas e Socias da UFF, em Volta Redonda.
O evento iniciou as 9h com oficinas de produção literária ministradas pelo Prof. Alexandre Batista ( Coordenador do Curso de Letras do UGB/FERP), A escritora Katia Pinno (RJ) e pela poetisa, escritora e acadêmica da AVL Regina Vilarinhos.
A tarde começou com a exposição literária, onde os escritores presentes puderam expor seus trabalhos. Foi um momento de grande troca e confraternização. Presentes ao evento instituições literárias fizerem breve apresentação. Esteve presente o GREBAL, umas das primeiras associações literárias da região. Também se marcaram presença a ACILBRAS, a AACLIP e a própria AVL.
Na sequência uma mesa redonda discutiu meios de publicação e divulgação literária. Mediada pela Profª. Gisele, a mesa contou com as participações especialíssimas do Editor Cristóvão Cursino, organizador do Prêmio SFX de literatura, da Presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandez, do Editor Marcelo Nogueira e a jornalista, escritora e acadêmica da AVL, Giovana Damaceno.
A tarde terminou com muita poesia! Um sarau que contou com declamações dos presentes, coordenado pelo poeta Vinícius Brandão, foi um momento de descontração e beleza. O coletivo “Circunlókio” se apresentou mostrando a intensidade da poesia.
O início da noite foi marcada pela apresentação do Projeto Jequitibá de Poesia, coordenado pelo poeta José Prado, que contou com a participação da Profª. Aline Reis, acadêmica da AVL, e alunos de Volta Redonda.
No encerramento foi realizada a entrega do Prêmio Maria José Maldonado de Literatura 2016, que contou com a presença de vários dos 30 autores premiados.
Esta primeira edição mostrou que há muito o que fazer para conhecer e divulgar autores da região, missão que a AVL assumiu junto com os parceiros UFF e UGB/FERP.