Compartilhe nosso site

Festival Poemúsica, organizado pela acadêmica Flávia Souza Lima, terá mais uma edição em Volta Redonda

Festival que trará a cantora Leila Pinheiro, a atriz Sandra Pêra, a poeta Maria Isabel Iorio e outros grandes nomes, acontece nos dias 27/9, 18 e 25 / 10, às 19h no Teatro Gacemss 2.
event_noteDomingo, 17 de Setembro de 2023
O Festival Poemúsica versa sobre a poesia e alguns de seus desdobramentos. Propõe-se a pesquisar a fronteira e a interseção entre o que é a poesia do poema/livro e a da letra de canção.

Procura ampliar a conversa literária para além das páginas impressas, apresentando-a também pelo viés da canção popular. Ou seja, a poesia encontrada em livros, poemas, canções, poetas e letristas é o assunto principal do projeto.

Aqui apresentamos a sua quarta rodada, inédita, sendo a terceira ao vivo (anteriores realizadas em 2021 e 22), depois de uma no formato de podcast (2020). Criado pela jornalista, poeta e produtora cultural, acadêmica Flávia Souza Lima, vem sendo realizado com recursos obtidos em editais da SECEC RJ - portanto, um projeto continuado.

Já foram assunto no Poemúsica: Cecilia Meireles, Hilda Hilst, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Drummond, Tom Zé, Waly Salomão e outros. Nomes ligados à poesia (de livro e da canção), como Zeca Baleiro, Olivia Hime, Zé Renato, Áurea Martins, Guinga, Christovam de Chevalier, Paulo Sabino, Joyce Moreno já participaram.


SOBRE A EDIÇÃO ATUAL

Esta edição foi dividida em três dias de apresentações inéditas, exclusivamente dedicadas à literatura escrita por mulheres. O
conteúdo é trazido por seis convidados: um elenco antietarista composto por mulheres e pessoas LGBTQIA+ e pretas. Artistas,poetas, jornalistas apresentam visões sobre a poesia e a literatura moderna e contemporânea, autoral e negra. Seis poetas membros da AVL (Academia Volta-redondense de Letras) também integram o Poemúsica.
Autoras e participantes desta edição: Adélia Prado e Ana Martins Marques (poetas mineiras, pela letrista/escritora, cantora/compositora Leila Pinheiro); Clarice Lispector (pela atriz e cantora/compositora Sandra Pêra); Maria Isabel Iorio e Tom Grito (performance autoral); Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina de Jesus, Maya Angelou, Toni Morrison, Bell Hooks, Audre Lorde (pela jornalista especializada em música e literatura Patricia Palumbo e pelo poeta Paulo Sabino).

FESTIVAL POEMÚSICA – Terceira Edição

Eventos presenciais – LITERATURA

Datas: 27 de setembro; 18 de outubro; 25 de outubro de 2023
Horário: 19:00
Local: Teatro GACEMSS 2
Rua 14, n. 315 – Vila Santa Cecilia - Volta Redonda/RJ
Informações na bilheteria do teatro - telefone (24) 3343-1770

Ingressos antecipados na bilheteria do teatro: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Gratuidades: Estudantes de escolas públicas de Volta Redonda. Estudantes de Letras das faculdades de Volta Redonda e região Médio Paraíba. Poetas e escritores da AVL (Academia Volta-redondense de Letras). Sócios do GACEMSS.

Capacidade: 115 lugares

Duração: 70 a 90 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Acessibilidade: todas as apresentações contarão com AD (audiodescrição) e intérprete de LIBRAS.

Dia 27 de setembro (quarta), às 19:00 duração estimada: 80/90 minutos

Poesia autoral: membros da AVL.

Performance autoral: Tom Grito. Leitura do conto “À procura de uma dignidade”, de Clarice Lispector, com Sandra Pêra – inédito presencialmente.

TOM GRITO Poeta, homem trans não-binárie. Dedica-se à poesia falada (spoken word/ poetry slam) e às microrrevoluções políticosociais onde a poesia incinera, afaga, afeta e transforma. É um dos fundadores do Slam das Minas RJ e representou o Brasil no campeonato internacional Rio Poetry Slam que acontece na Festa Literária das Periferias (FLUP). Em 2018, realizou oficinas para a Rede SESC Nacional de Ensino e participou do do circuito SESC Arte da Palavra. Em 2019 lança seu primeiro livro "Antes que seja tarde: para se falar de poesia" (Ed. Malê) e segue fazendo de sua poesia, luta e sobrevivência. Essa história é mostrada com o corpo, com a voz, com a palavra, nesta apresentação especialmente talhada para o Poemúsica.

SANDRA PÊRA A atriz, diretora, cantora e compositora Sandra Pêra apresenta a leitura de um emblemático conto de Clarice Lispector, a escritora brasileira mais traduzida em todo o mundo, e a de maior reconhecimento, que dispensa apresentações.

A pedido do Poemúsica, a artista faz uma leitura aberta ao público, deste texto que foi recentemente encenado sob a direção de Ana Beatriz Nogueira em elogiada performance. A força da palavra de Clarice Lispector e a provocação / o estranhamento proposto por suas inusitadas personagens permanecem intactas mesmo após quase cinco décadas de seu falecimento. Conto originalmente publicado em 1975, no livro "Onde estivestes de noite". Inédito presencialmente.

Dia 18 de outubro (quarta), às 19:00 duração estimada: 90 minutos

Poesia autoral: membros da AVL.

Leitura poética: Paulo Sabino. Apresentação poética: “Mar de mineira” – sobre a obra de Adélia Prado e Ana Martins Marques, com Leila Pinheiro.

PAULO SABINO O poeta e editor Paulo Sabino realiza uma leitura com obras especialmente selecionada para o Poemúsica, na qual reflete a voz poética das mulheres negras contemporâneas, ressaltando aspectos de sua ancestralidade, de seu feminismo, de sua luta antirracista, de sua existência como mulheres pretas e escritoras de poesia. Nomes como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Amélia Alves, Jurema Araújo, Miriam Alves estarão ao lado da palavra de jovens poetas.

LEILA PINHEIRO A cantora e compositora Leila Pinheiro é um dos maiores e mais reconhecidos nomes da música brasileira no âmbito nacional, com relevante reverberação internacional, tendo gravado cerca de 20 álbuns em 40 anos de trajetória artística, registrando centenas de canções. Nem todos sabem que ela é também uma amante da palavra, estudiosa das letras das canções, conhecedora e admiradora da poesia brasileira. Em seus álbuns e shows, desde os anos 1980, a palavra de Adélia é uma constante, como excertos do livro “Soltem os cachorros”, “Bagagem” e o poema “Briga no Beco”.

A pedido do Poemúsica, a artista realiza o inédito encontro entre a poesia das mineiras Adélia Prado, considerada hoje a maior poeta brasileira viva e Ana Martins Marques, uma herdeira de seu legado poético. “Mar de mineira”, o título da leitura, homenageia Cacaso, fundamental poeta da nossa canção, também oriundo das Minas Gerais.

Dia 25 de outubro (quarta), às 19:00 duração estimada: 90 minutos

Poesia autoral: membros da AVL.

Performance poética: Maria Isabel Iorio. Leitura poética: Patricia Palumbo - autoras negras clássicas.

MARIA ISABEL IORIO Poeta e artista visual, quem conhece um pouco da obra desta provocadora, curadora, dramaturga, performer, diretora, produtora e colaboradora de práticas artísticas e políticas, sabe e sua relação de intimidade com a palavra e com as situações de desconforto e de provocação sobre as quais escreve. É autora de "Em que pensaria quando estivesse fugindo" (2016/Ed. Urutau), "Aos outros só atiro o meu corpo" (2019/ Ed. Urutau) e "Dia sim dia não fazer chantagem"(2021/Quelônio). Participa com poemas em diversas antologias, inclusive na insensada "29 Poetas hoje", organizada por Heloisa Buarque de Holanda. Atua na cena LGBTQIA+. Maria Isabel Iorio tem família em Volta Redonda e reúne poemas já publicados e inéditos para a sua primeira apresentação autoral na cidade de sua mãe, tios e avós.

PATRICIA PALUMBO A jornalista, radialista e autora Patricia Palumbo realiza o inédito encontro entre poemas e textos de escritoras negras brasileiras e do exterior, como se apresentando, ao vivo, um episódio de seu festejado podcast Peixe Voador. Grande conhecedora de poesia, mediadora de eventos literários, apresentadora e progunda conhecedora da música brasileira, ela seleciona trechos de Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo, Audre Lorde, Maya Angelou, Bell Hooks, Angela Davis e outras escritoras expoentes.

Redes sociais: AQUI
Últimos Artigos Publicados