A Academia Volta-redondense de Letras realizou no dia 18 de Dezembro de 2015, no GACEMSS II, o seu I Seminário Literário.
A Academia Volta-redondense de Letras realizou no dia 18 de Dezembro de 2015, no GACEMSS II, o seu I Seminário Literário.
O evento nasceu com a missão de discutir literatura em geral e também a literatura produzida na cidade e região. Associada à discussão acadêmica, o evento busca também a difusão cultural em diferentes gêneros. Como resultado, um evento cheio de informação, emoção, que encantou a todos os presentes.
O acadêmico Djalma Augusto dos Santos Melo apresentou a palestra “A literatura como ideologia e a escrevidão no século XIX”, onde apresentou o romantismo como projeto nacional, e retratou como os escravos eram retratados nas obras literárias oitocentistas.
Uma mesa redonda com o tema “Produção literária fora do eixo cultural: vivências e perspectivas” tratou da questão regional. Mediada pela presidente da AVL, a acadêmica Mércia Christani, a mesa teve como debatedores o escritor Brasilino Neto, Presidente da Academia Caçapavense de Letras, e os acadêmicos da AVL, Elyane de Lacerdda e Vicente Melo. Elyane de Lacerdda trouxe o cotidiano de sua escrita, acentuando que o desejo de escrever supera as muitas barreiras. O jornalista Vicente Melo apontou as diferenças entre produção e literária e publicação da mesma. O convidado Brasilino Neto apontou que as dificuldades para publicação e espaço para novos escritores são históricas e dividiu a experiência de como os escritores do Vale do Médio Paraíba enfrentam a questão. Após as falas de cada convidado, seguiu intenso debate entre os presentes.
Também foi lançada neste evento a
Revista da AVL, mais um veículo literário para a região.
No campo cultural, tivemos um Sarau Literário, comandado pela crianças da Escola Municipal Lions Club, premiadas no Prêmio Luz e Poesia, parceria entre a UFF e a AVL. Nesta foi ocorreu a premiação dos textos vencedores.
Também foi lançada a Antologia Prosa & Verso 2015, edição especial de dez anos de fundação da AVL. Foi a primeira antologia publicada pela academia.
Para arrebatar os presentes, a Cia. Teatral Arte em Cena, dirigida pela acadêmica Stael de Oliveira, apresentou um intervenção teatral com o texto dos poemas “A chaminé”, da acadêmica Nelita Teixeira e “Aço e Alma”, do acadêmico José Huguenin.