Premiado poeta e principal ativista pela independência do Tibet passou por seis cidades brasileiras.
No dia 14 de agosto de 2024 a Academia Volta-redondense de Letras e o Curso de Licenciatura em Letras do UGB-FERP receberam o premiado poeta tibetado Tenzin Tsundue, que veio ao Brasil como autor convidado da FLIPELÔ, em Salvador, para o lançamento do livro “Kora”, traduzido ao português pela Poeta e professora Gisele Giandoni Wolkoff.
Além de Salvador, ele passou por Belo Horizonte, Vassouras, Volta Redonda, Curitiba e São Paulo.
No UGB, foi recebido pelo Coordenador do Curso, Professor Alexandre Batista e pelo Professor Fábio Elionar. Recebeu a saudação do Presidente da AVL, o poeta Jean Carlos Gomes.
Tsundue falou para estudantes, escritores e membros da sociedade que lotaram o Auditório do UGB. Falou da luta de libertação do Tibet e da necessidade da preservação ambiental. Sua faça teve tradução simultânea de Lavínia Bittencourt Lopes.
Tenzin, declamou poemas em inglês cujas traduções foram lidas por professores e poetas presentes.
Estiveram presentes as acadêmicas e os acadêmicos Angela Crispim, Ana Malfacini, Débora Corsi, Elisa Andrade, Elyane Laccerda, José Huguenin e Regina Vilarinhos. Prestigiaram o evento a escriora Shiela Mares-Guia, da Academia de Letras de Vassouras e o tradutor Eduardo Schmidt.