O acadêmico Djalma Augusto dos Santos Mello agora integra a Comissão de Historiadores e Pesquisadores do Vale do Paraíba Fluminense para o fomento à pesquisa científica em diversos temas.
O acadêmico Djalma Augusto dos Santos Mello foi convidado e agora integra a Comissão de Historiadores e Pesquisadores do Vale do Paraíba Fluminense ou Vale do Café para o fomento à pesquisa científica em diversos temas ao longo do século XIX. A comissão tem como o principal responsável, o historiador Ricardo Salles da UNIRIO e da UERJ. O historiador Djalma Augusto representa Barra Mansa oitocentista onde encontra-se cerca de 16.000 documentos inéditos para serem pesquisados. Para o acadêmico, o historiador é um artesão semântico, onde o tempo histórico pode ser encarado somente no passado, mas a nossa atual formação social, intelectual e cultural, estão costurados com o passado, mas as estruturas desses pilares, são mantidos e serão mantidos por muito tempo.
A comissão se reuniu em 22 de Setembro, em
Rio das Flores . O próximo encontro será na antiga residência de Eufrásia em Vassouras do século XIX e também conhecido como Casa da Era.