Compartilhe nosso site

Academia Volta-redondense de Letras: 20 anos de contribuição para cultura da cidade do aço

No mês de março a AVL comemora 20 anos de fundação. Muitas ações que apoiaram e enalteceram a literatura produzida em Volta Redonda.
event_noteDomingo, 16 de Março de 2025
A Academia Volta-Redondense de Letras – AVL é uma instituição cultural, fundada em 11 de março de 2005, sem fins lucrativos, que congrega escritores de Volta Redonda em torno do objetivo de difusão da cultura brasileira, da língua portuguesa e da literatura, através da valorização, estímulo e divulgação da produção literária regional. Em 2025, comemora 20 anos de existência.

Sua missão é difundir a língua portuguesa e a literatura através da produção literária e acadêmica, além de registrar, difundir e incentivar a produção artístico literária de Volta Redonda e região.

Fundada com 20 cadeiras, na reforma estatutária de 2018, passou a contar com 40 cadeiras de membros efetivos (residentes em Volta Redonda) e passou a ter 20 cadeiras de membros correspondentes, residentes em outras cidades do país.

O brasão da AVL foi criado pelo artista plástico volta-redondense Afrânio Moutinho, e tem como ponto focal a curva do Rio Paraíba do Sul como contorno de uma lombada de um livro aberto que representa o livro da história marcante que a cidade do aço tem e continua a fazer em nosso país.

A solenidade de posse dos primeiros acadêmicos ocorreu em agosto de 2005, na Câmara Municipal de Volta Redonda, local que sempre abrigou grandes momentos da AVL.
Através da Lei Municipal 5.057, promulgada em 26 de maio de 2014, a Academia Volta-redondense de Letras passa ser reconhecida como instituição de utilidade municipal. A entrega do título foi realizada em 31 de março de 2015.

Como ainda não tem uma sede, a AVL conta com parceiros importantíssimos para realizar suas reuniões e eventos: o GACEMSS, que abriga a sede provisória da academia, o Clube Foto Filatélico, A Biblioteca Raul de Leoni e a Câmara Municipal de Volta Redonda.

A importância da AVL para a cidade está retratada nos inúmeros projetos e serviços culturais que presta. Nos primeiros anos, vários projetos envolvendo escolas da cidade, rodas de leitura e diversos saraus poéticos foram realizados.

Com o objetivo de reunir e salvaguardar o acervo de autores e autoras de Volta Redonda e Região, foi criada em 2020 a Biblioteca da AVL que abriga o acervo Jornalista Vicente Melo, que tem cerca de 200 títulos, muitos deles obras raras de grandes nomes da história e da literatura da cidade. Esse acervo, sem dúvida, é um patrimônio histórico da cidade.

Para incentivar a produção literária da cidade e região e valorizar a autora e o autor local, criou o Prêmio Maria José Maldonado de Literatura, que tem o nome da saudosa poeta e imortal da AVL. Também realizou o concurso Luz e Poesia com alunos e alunas das escolas públicas da cidade.

Visando difundir a literatura produzida na cidade, A AVL atua como editora e já publicou dezenas de livros e todos eles têm sua versão eletrônica disponibilizada para aquisição gratuita, reforçando o compromisso da academia com o acesso à literatura e incentivo à leitura. Podemos destacar a série Prosa & Verso que publica anualmente textos em prosa e verso de autoria das acadêmicas e acadêmicos; a série Antologias Concursos Literários publica textos premiados nos concursos literários que realiza. Nesta categoria vale destacar os E-books Poesia & Ponto, fruto de parceria entre a AVL e a Secretaria Municipal de Cultura. Muitos autores e autoras da cidade tiveram seus primeiros textos publicados na série de livros Concursos Literários. A série Registros Históricos visa resgatar e apresentar à geração atual textos dos precursores da literatura na cidade. Vale destacar a publicação em 2024 da 2ª Edição do livro Preconceito de cor, do saudoso escritor José Luiz de Oliveira, no ano do centenário de seu nascimento, fundador do GLAN, e membro fundador da AVL. Este foi o primeiro romance publicado em Volta Redonda em 1956, e também o livro Vicente Melo: fragmentos, do saudoso ex-presidente da AVL e grande nome da cultura volta-redondense, Vicente Melo, que reuniu textos esparsos do autor e os disponibilizou aos leitores. Em 2024 também publicou o livro Relatos da literatura de Volta Redonda, que traz registros da história literária da cidade, notas biográficas de autores e autoras precursoras, registro de movimentos literários como saraus, entre outros temas de importante registro e divulgação.

O sítio internet da AVL (www.avl.org.br ) é um portal de difusão cultural onde textos literários e artigos dos acadêmicos(as) podem ser lidos gratuitamente.

Visando ampliar o registro, o estudo e incentivar a leitura e escrita, a AVL criou em 2020 a Revista Arigó que tem como objetivo publicar trabalhos que discutam, analisem e divulguem a produção literária de autores de Volta Redonda e da região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio de Janeiro, mas não somente, abordando também literatura em geral, a Língua Portuguesa e o ensino de Língua Portuguesa. Também são publicadas peças literárias (poemas, contos e crônicas) produzidas por autores da região Sul Fluminense e relatos historiográficos da região. A Revista Arigó já está em seu 8º número e é indexada pelos diretórios acadêmicos Latinex (diretório internacional de revistas em línguas latinas) e Miguilim (diretório nacional), o que mostra a busca pela excelência do trabalho da AVL. A Revista Arigó é uma revista eletrônica que pode ser obtida gratuitamente em seu sítio na internet (www.revistaarigo.avl.org.br).

A valorização da literatura da cidade é sempre um compromisso da AVL. Outra ação criada pela academia é a instituição do Prêmio José Luiz de Oliveira, maior honraria conferida pela AVL, que tem como objetivo homenagear autoras, autores e personalidades culturais que contribuíram para o desenvolvimento da literatura de Volta Redonda.

A AVL tem buscado divulgar a literatura da cidade em todas as mídias sociais. Vale destacar a criação do Canal da AVL no Youtube que disponibiliza, por exemplo, a web série Poesia de Aço, que divulga poetas da cidade declamando suas poesias.

Como articuladora e promotora cultural, vale destacar a participação da AVL na Bienal do Livro de Volta Redonda, promovida pelo Instituto Dagaz. A AVL é parceria desde a primeira edição e, em 2024, coordenou o lançamento de livros de autores e autoras da região. Desde de 2022 é responsável pela originação do Concurso Literário da FLIM – Feira Literária de Mambucaba, o que mostra um trabalho que vai além das fronteiras do município, engrandecendo, assim, a cidade de Volta Redonda.

Também organizou uma Jornada Cultural da FALERJ (Federação de Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro) em 2023, quando foi co-signatária da criação do Polo do vale do Café da FALERJ (o primeiro da federação) juntamente com as academias de Vassouras, Piraí, Valença e Pati do Alferes.

Nesses 20 anos, muitos frutos foram colhidos, não sem as grandes dificuldades que são inerentes ao funcionamento de qualquer instituição cultural. Esses desafios que fazem com que seus membros, acadêmicas e acadêmicos, se desdobrem para produzir, em primeiro lugar, suas obras, dando sua contribuição à cultura da cidade, e, não menos importante, produzam muitas atividades através de projetos que são muito importantes para a cultura de Volta Redonda. As perspectivas futuras contemplam continuidade e ampliação destas ações.

Que venha mais 20 anos de trabalho!
Últimos Artigos Publicados