A morte de Alfredo Bosi
O Acadêmico Guto Mello presta homenagem ao crítico e estudioso da literatura brasileira que o inspirou.
event_noteDomingo, 06 de Junho de 2021
É pesaroso perdermos referências na família ou amigos por causa dessa doença que está sufocando todos nós. No mundo das Letras, uma das minhas referências na Literatura Contemporânea era Alfredo Bosi que também faleceu por causa da Covid-19 em 7 de abril de 2021.
Li o seu clássico "História Concisa da Literatura Brasileira" para que eu pudesse dar aula de Literatura em um cursinho Pré Vestibular, porém essa obra foi também uma bússola para que eu viesse a escrever o meu livro. Ao longo dos anos, li o que estava ao meu alcance, artigos de Alfredo Bosi e sobre ele. A obra "Dialética da Colonização" vai além da escrita, mas também a moldura do quadro da nossa Literatura no Antigo Regime e no século XIX.
Na última Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro em 2019, comprei mais uma obra do Alfredo Bosi "Três Leituras: Machado, Drummond e Carpeaux". Como um bom crítico literário, Bosi escreveu sobre três autores de épocas distintas e a herança intelectual que esses atores da Literatura deixaram, assim como ele deixou para a posteridade. Evidentemente, Alfredo Bosi saiu dessa vida para entrar no panteão, junto de Sílvio Romero, Nicolau Sevcenko, José Veríssimo e Antônio Cândido.
Alfredo Bosi
1936-2021
Guto Mello