Compartilhe nosso site
ACADÊMICOS
Cadeira 12
Guilherme Tadeu
Biografia do acadêmico
Guilherme Tadeu Costa da Cruz, Natural do Rio de Janeiro (RJ), nascido em 2 de março de 1999. Técnico em mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), campus Angra dos Reis. Bacharel em física e mestre em física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente doutorando em física também pela Universidade Federal Fluminense. É apaixonado pela literatura e poesia, já participou de vários concursos e antologias tendo seus poemas premiados.

Contato
E-mail: guilhermetadeucosta@gmail.com
Instagram: @escritadeu
Livros publicados pelo acadêmico
O Livro do Sábio (Romance, 2013), Contos do Destino(Contos, 2015) e Centésimos do Presente (Poesia, 2022)

Outras produções
"É preciso ir além" no livro Poesis 2019; "Estátuas" no livro Sarau Brasil 2020; "Centésimos" no livro Poetize 2022; "Bolso" e "Manifesto" no livro X Coletânea Viagem pela Escrita, "Amizade" e "Encontros" no livro XIV Coletânea Século XXI ; "Vozes" do XXIV Concurso Nacional Poeart Editora, "O Músico e o Bêbado" e "Uma dose de coragem" no ebook Retratos e Memórias (2021); "Golpe de misericórdia" e "Eu não poderia ter contado essa história"; no ebook Meu mundo sobrenatural (2021); "Queria ser Poeta" no XI Concurso.

Nacional Viagem pela Escrita – 2024, "Labirinto" na XV Seletiva Nacional de Poesia – 2024, para a edição do livro XV Coletânea Século XXI; "O músico e o Bêbado" na 6ª Edição do Concurso Literário Beleza e Simplicidade em Contos e Crônicas/2024, tema CANÇÃO BRASILEIRA, organizado por Evandro Valentim (Menção Honrosa).

Classificado no concurso Poesia e Ponto (2024) com o poema Entrevistaço.
Histórico da cadeira 12
Patronesse: Sara Bentes

Membro fundador e 1º ocupante (2005-2024). Além de viver a música intensamente, dedica-se à literatura e ao teatro com a mesma paixão. Em 2011, lançou seu primeiro livro, Fotografias poéticas de um olhar viajante. Sara é integrante da Companhia de Teatro Mix Menestris, dirigida por Deto Montenegro, e também participa do Teatro Cego, projeto argentino que estreou no Brasil.

Ministra palestras e participa de organizações e movimentos que trabalham pela inclusão de pessoas com deficiência.

Em 2024, já residindo no Rio de Janeiro, solicitou a mudança para Membro Correspondente.
Outros Acadêmicos